segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Modernidade, tempo e homem...


Modernidade, tempo e homem... 



A concepção de tempo da igreja medieval, assim como o surgimento de uma nova idéia de tempo que se formava entre os mercadores da idade média trouxe um novo pensamento e a era moderna. Essa nova concepção de tempo dos mercadores foi decisiva para a formação do capitalismo e da modernidade, trazendo uma outra visão de homem e de mundo, representando uma ruptura na cultura medieval. As mudanças de uma mentalidade que marcam a ruptura do pensamento e da organização da sociedade medieval estão presentes num novo padrão artístico e cultural, fundamentando uma nova visão de homem e de ciência. Nesse contexto, aparece também uma nova forma de pensar e fazer política idealizavam um modelo ideal e perfeito de conduta dos governantes, associando a política ao mundo do sagrado. A partir da era moderna, a política começa a ser compreendida a partir da ação concreta dos homens, a prática efetiva e não mais o modelo ideal. Prevalecia o pensamento de Maquiavel e a ideia de absolutismo, trazendo a formação do estado baseado na unificação e centralização do poder.




Dentre essa nova era, surgiram vários pensadores que defendia e discordavam da ideia de absolutismo.
Podemos citar três grandes estudiosos: 
Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e John Locke.
Maquiavel defendia a ideia do absolutismo e dizia que o rei tinha de ser temido para que o estado se tornasse forte.




Hobbes era a favor de um contrato social no qual o povo deveria abrir mão de seus direitos e destina-los ao rei. Assim, o poder seria centralizado, e absoluto



Já Locke pensava em um contrato social que ao contrário de Hobbes, cedia alguns direitos ao rei, mas continuavam a ter posse de seus direitos naturais.


''A modernidade é uma adaptação da idade medieval de acordo com suas necessidades''


Isadora Prudente 08 
Julia Pereira 09
Rafaella Rossato 16
Daniel de Oliveira 04

Um comentário:

  1. Achei que foi muito bem elaborado essa pesquisa, deu para compreender bem o contexto e todos estão de parabéns!
    Maria Clara

    ResponderExcluir